Por: Tamara Silva, Samanta Giannico e Lucas Balthazar
Alunos do 1º ano do ensino médio do Colégio Raposo Tavares
Você realmente conhece a batata?
Você sabe a origem?
Você sabe se faz bem?
Muitas pessoas quando consomem esse alimento não sabem nem ao menos o local de armazenamento antes da venda, não sabem a origem e o modo de produção. Você realmente conhece e batata?
Batata frita, batata palha, pão de batata, massas, purê, sopas e muito mais, e para cada alimento desses há uma batata especifica como a batata chamada Baraka que é utilizada da confecção de fritas e massas, a batata chamada monalisa é utilizada na confecção de purês, sopas, e recheios.
No cultivo da batata são usados agrotóxicos, e a que menos há agrotóxicos é a batata Monalisa lavada, que por haver mecanização na hora de sua lavagem acaba retirando o grande excesso do veneno, e mesmo assim continua sendo uma grande fonte de vitaminas.
As duas batatas mais comuns no consumo são a inglesa e a doce. Qualquer uma delas, no entanto, possui características muito semelhantes. Muito rica em carboidratos, ela pode ser um ótimo acompanhamento para diversos pratos, mas é bom ficar de olho para não combina com alimentos de fonte parecida, como arroz ou macarrão, ou molhos calóricos. Uma batata inglesa cozida tem apenas 80 calorias, mas é nessas combinações que ela acaba ficando mais “gorda”. Aliás, a batata fica melhor se cozida ou assada ainda com a casca (desde que seja um produto orgânico, sem agrotóxicos), pois assim se conservam suas fibras.
A batata é colhida pelo produtor aonde é levada a uma feira e vendida pelo vendedor, à batata demora 45 dias para estragar, e as sobras são vendidas mais baratas no final da feira, na feira do dia seguinte, ou doadas para instituições de caridade ou então ate jogadas no lixo.
Os insetos e ácaros constituem um dos maiores problemas da cultura da batata. Seu controle constitui-se num dos fatores que mais oneram o custo de produção devido ao preço dos inseticidas e aos custos de sua aplicação. Além dos danos diretos que causam ao alimentar-se das plantas, os insetos, principalmente os pulgôes, são responsáveis por transmissão de viroses, principais causas da degenerescência da batata-semente.
O quintal da cidade
Estradas são construídas, caminhões vem e vão, feirantes madrugam em busca dos melhores produtos, tudo isso para que frutas, verduras e legumes cheguem até as nossas fruteiras e geladeiras. Os alunos do 1º ano do ensino médio do Colégio Raposo Tavares foram investigar os caminhos de diversos produtos que consumimos, sem saber, muitas vezes, sequer onde são plantados e como chegam, todos os dias, até as feiras livres e supermercados. Afinal, onde fica o quintal dessa imensa cidade?
Produtos investigados
Expediente
Colégio Raposo Tavares
Projeto "De onde vem o que comemos?"
Diretora: Nádia RomaniCoord. Pedagógica: Lívia
Prof. responsável: Adriano Rangel
Estagiária: Livia Fioravanti
Alunos do 1º ano do ensino médio relacionados nos textos publicados nesse blog.
0 comentários:
Postar um comentário
ostar um comentário
Por favor, faça comentários relevantes ao assunto que está em pauta. Não use este espaço para publicidade. Os comentários são MODERADOS para evitar spams e mensagens fora do contexto. Em breve o seu comentário estará disponível no blog. Obrigado pela participação.