Theme Preview Rss

Uma salada temperada com veneno

Por: Hugo Almeida, Luis Eduardo Ramos e Beatriz Pereira
Alunos do 1º ano do ensino médio do Colégio Raposo Tavares


Todo brasileiro come arroz e feijão,mas também não dispensa uma boa salada.Uma salada italiana,Ceaser,ou um simples alface com tomate.Mas tudo isso pode estar com seus dias contados!!!
O mundo passa por uma grande crise de alimentos,e isso inclui as hortaliças.
Após ler esses 2 parágrafos você deve estar se perguntado:O que eu tenho a ver com isso?Já que na minha casa não falta nada.
Talvez hoje você não sinta falta,porém daqui há um curto espaço de tempo,você sofrerá sérias conseqüências se nada for feito agora.
A produção das hortaliças é concentrada no interior do estado de São Paulo,cidades como Ibiúna e São Roque.O transporte geralmente é feito de caminhão,com um tempo de viagem em torno de 1 hora á 1 hora e meia.
Um simples pé de alface custa em torno de 1 real,um repolho,1,50 e uma couve 80 centavos.Todos esses produtos são indispensáveis na nossa mesa por serem considerados produtos benéficos à saúde,mas será realmente verdade?
1 m² de plantação de hortaliça rende um único pé,porém,para chegar a esse pé,é necessário muito mais do que apenas regar e colher.A utilização de agrotóxicos para obter a colheita é muito grande e impactante.São usados quilos e mais quilos para colher apenas um pé e poucas pessoas sabem disso.Mas porque usam agrotóxicos:por ganância ou por estética?
Quando vamos ao mercado ou feira,sempre compramos os produtos mais bonitos,por “apresentarem melhor qualidade”.É sabendo disso que os produtores “entopem” os produtos de agrotóxicos,para chegarem intactos ao local da venda.Mas poucos sabem do mal que aquele alimento pode causar.E isto ocorre muito com as hortaliças por serem frágeis e seu prazo de validade é curto.
Os agrotóxicos,ou defensores agrícolas(como chamam atualmente,para evitar quedas nos lucros)trazem danos irreversíveis para a saúde do homem.
Desde uma simples intoxicação até um câncer.E entre essas doenças existem outras como,verminose,mal funcionamento dos órgãos(podendo chegar a morte dele)ou seja,na soma de todos os fatores,acaba sendo uma má idéia comprar hortaliças acreditando serem totalmente benéficas à saúde.
Uma alternativa são os produtos orgânicos,que são conhecidos por serem “limpos”,sem agrotóxicos ou coisas do tipo.
Mas será mesmo que eles são “limpos”?Pois se com produtos normais,já enganam os consumidores,porque não enganar mais uma vez?
Outros fatores que dificultam o acesso aos produtos orgânicos são,o preço alto e a dificuldade de encontrar o produto.
A conclusão que se chega é na verdade uma incógnita.Será que existe saída?Será possível conciliar qualidade com geração de lucros?Desenvolvimento Sustentável,é realmente possível?

0 comentários:

Postar um comentário

ostar um comentário
Por favor, faça comentários relevantes ao assunto que está em pauta. Não use este espaço para publicidade. Os comentários são MODERADOS para evitar spams e mensagens fora do contexto. Em breve o seu comentário estará disponível no blog. Obrigado pela participação.