Professor de geografia do Colégio Raposo Tavares
O grito do feirante ressaltava as qualidades da manga sem caroço. Eram oito horas de uma manhã ensolarada de sábado quando fomos, eu e os alunos, para o tradicional varejão de um dos maiores centros de comercialização de alimentos do mundo: a CEAGESP.
O tamanho da feira é capaz de assustar quem, como eu, está mais familiarizado aos sacolões dos supermercados. Debaixo de um galpão com pé direito alto, sem paredes laterais, o varejão é, sem dúvida, a feira mais organizada que eu já visitei. A enorme variedade de frutas, verduras e legumes é disposta em setores bem delimitados, de modo que os cheiros das hortaliças não se misturam com as cores das uvas.
O burburinho dos feirantes se confunde com o barulho dos caminhões que, nas ruas laterais, não param de ir e vir com os produtos do campo. O nosso objetivo ali, afinal, era o de descobrir de onde vinha aquele monte de produtos agrícolas, de diferentes tipos, tamanhos, sabores e, claro, preços.
A alunada despertou o interesse dos habitués do varejão.Com os seus cadernos a postos, tentavam anotar a diversidade de morangos, tomates e batatas que os olhos podiam enxergar. Perguntavam, muitas vezes sem obter respostas, sobre a origem dos produtos, o tamanho da propriedade rural onde os mesmos eram plantados, qual é o meio de transporte utilizado e quanto tempo levou para o produto chegar ali. Espantavam-se ao descobrir que algumas frutas vinham do nordeste ou, até mesmo, de outros países.
Esse blog é apenas um pequeno relato produzido pelos alunos sobre as descobertas da escola na feira. Na linguagem dos estudantes, o conhecimento pula os muros da escola e, enfim, é compartilhado com todos aqueles que quiserem nos acompanhar no varejão de sábado. Ainda há muito o que ser descoberto!
0 comentários:
Postar um comentário
ostar um comentário
Por favor, faça comentários relevantes ao assunto que está em pauta. Não use este espaço para publicidade. Os comentários são MODERADOS para evitar spams e mensagens fora do contexto. Em breve o seu comentário estará disponível no blog. Obrigado pela participação.