Theme Preview Rss

CEAGESP, um dos maiores centros atacadistas de alimentos do mundo

Por: Lívia Fioravanti




A Ceagesp (Companhia de Entrepostos e Armazéns Gerais do Estado de São Paulo) surgiu em 1969 da fusão de duas empresas mantidas pelo Governo de São Paulo: o Centro Estadual de Abastecimento (Ceasa) e a Companhia de Armazéns Gerais do Estado de São Paulo (Cagesp). Sua história se relaciona com a do Mercado Municipal Paulistano (Mercadão): a partir de dos anos 1960 houve maior necessidade de abastecimento de produtos agrícolas, logo, de um entreposto comercial mais amplo que o Mercado Municipal, com estrangulamento no volume da comercialização e no congestionamento do trânsito em seus arredores. A Ceagesp é próxima da Marginal Pinheiros, o que facilita a circulação das mercadorias. Já o Mercado Municipal de São Paulo, na região central da cidade, é distante de grandes avenidas, o que dificultava o tráfego intenso de caminhões. A Ceagesp apresenta 700 mil m 2, área 17 vezes maior que a do Mercado Municipal Paulistano.
No final dos anos 1970, a Ceagesp é descentralizada: atualmente, no interior de São Paulo existem 32 armazéns, sendo 11 deles entrepostos de armazenamento e comercialização. Normalmente próximas de pólos de produção e consumo, as unidades da Ceagesp da capital e do interior apresentam capacidade para armazenar mais de um milhão de toneladas. A Ceagesp é um dos maiores centros atacadistas de alimentos do mundo. O entreposto é superado apenas pelos mercados de Paris e Nova York e tornou-se o terceiro centro de comercialização de perecíveis do mundo e o maior da América Latina. Na Ceagesp, diariamente circulam 50 mil pessoas, 8 mil caminhões com carga e cerca de 10 mil toneladas de frutas, verduras, legumes, pescados e flores. A movimentação de mercadorias na Ceagesp é responsável por, aproximadamente, 70 % do que é consumido no estado de São Paulo.   A estrutura física da Ceagesp pertence ao Governo, que concede permissão para os produtores rurais utilizarem os boxes. Existem cerca de 3.500 vendedores, todos com autorização para utilizar determinado local e com a qualidade de seu produto avaliada. 

0 comentários:

Postar um comentário

ostar um comentário
Por favor, faça comentários relevantes ao assunto que está em pauta. Não use este espaço para publicidade. Os comentários são MODERADOS para evitar spams e mensagens fora do contexto. Em breve o seu comentário estará disponível no blog. Obrigado pela participação.